Odhos Clínica Odontológica em Curitiba

Endereço : Alameda Dom Pedro II, 790 - Curitiba  Contato : ☏ (41) 3039-7400     (41) 98517-9354

Protetor Bucal Personalizado

A crescente prática de esportes de contato (jiu-jitsu, boxe, futebol, vale-tudo, handebol, entre outros) tem elevado o número de traumatismos em dentes e nos maxilares. Em função disso, muitos atletas têm recorrido à utilização de protetores bucais como um eficiente método de redução, ou até mesmo de eliminação dos traumatismos, principalmente em incisivos centrais e laterais superiores. Os protetores bucais funcionam como almofada, distribuindo as forças durante o golpe, prevenindo, assim, a laceração e equimose dos lábios e bochechas durante o impacto.

Segundo a Academia Americana de Odontologia Desportiva o uso do protetor bucal diminui em até 80 % o risco de trauma dental. Cada desportista envolvido em um esporte de contato tem 10% de chance de desenvolver um acidente dental ou oral, sem o uso do protetor bucal personalizado e o risco de sofrer um ferimento nos dentes aumenta mais de 60 vezes. O protetor bucal tem como função de absorção e distribuição de forças minimizando o traumatismo dentário, não devendo atrapalhar a respiração do atleta, possibilitando uma fala fácil e a ingestão de líquidos sem que precise retirá-lo da boca.

agendamento

Existem os seguintes tipos de protetores bucais:

Ferve e morde, que são de silicone-termoplásticos (ferve e coloca na boca, o que pode ocasionar queimaduras) e são vendidos em lojas de artigos esportivos (tamanho único ou hoje já existe P,M e G). Durante a prática do esporte o atleta tem que ficar com a boca fechada para não cair, há uma falsa sensação de segurança e como não se adapta perfeitamente à boca ocasionam perda de rendimento atrapalhando a respiração do atleta.

O protetor personalizado, é uma placa de EVA,o qual é um material resistente,é confeccionado conforme a arcada dentária do atleta e adapta conforme a anatomia da boca de cada um . Promove, mais conforto e maciez. Pode ser colorido ou transparente, pode ser colocado nome,sobrenome, apelido como queira o atleta e é confeccionada conforme o impacto de cada modalidade sendo menos espessa até mais espessa.

Necessita de no mínimo duas consultas ao dentista: a primeira é para um exame clínico onde ocorre uma avaliação de suas condições bucais, tipo de mordida, se usa aparelho ortodôntico e outras informações, e para se fazer moldagem e escolher a cor e outra para ver a adaptação do protetor e ajustes oclusais.

tratamentos_protetor_bucal

Na Odhos Odontologia é realizado um mapeamento bucal visando obter todas as informações que possam estar prejudicando o desempenho de cada atleta, é feita uma bateria de exames, o qual é estudada entre os especialista de cada área, visando obter informações o qual o meio bucal pode estar vindo a prejudicar, tornando esportistas com uma saúde adequada e atletas vencedores.