Odhos Clínica Odontológica em Curitiba

Endereço : Alameda Dom Pedro II, 790 - Curitiba
  Contato : ☏ (41) 3039-7400     (41) 98517-9354

Dtm e Dor Orofacial

O que é?

DTM e Dor Orofacial: Disfunção da articulação temporo mandibular, é uma alteração da articulação que liga a maxila à mandíbula, que pode não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e de ossos é chamado de DTM. Geralmente, a DTM dá a sensação ao indivíduo de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalido e até travando por um instante.

agendamento


Sintomas

  • Dores de cabeça (cefaléias), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Um “estalido” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Mandíbulas que travam ou saem do lugar;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Uma mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam;

tratamentos_dtm_dor_orofacial_sintomas


Tratamento

  • Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, analgésicos comuns, ou ainda antiinflamatórios;
  • Reduzir os efeitos prejudiciais do apertamento, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou “splint”;
  • Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse;
  • Quando a articulação é afetada e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia pode ser recomendada.
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Uma mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam;


Auto Teste para DTM

  1. Tem dificuldade ou cansaço na boca ao se alimentar?
  2. Tem estalidos próximo aos ouvidos ao abrir ou fechar a boca?
  3. Tem dificuldade para abrir a boca?
  4. Ao abrir a sua boca ela desvia para algum dos lados?
  5. Tem dor de cabeça constante (todos os dias)?
  6. Você range ou aperta os dentes?
  7. Sente dificuldade para abrir a sua boca ao acordar?
  8. Acorda com dor de cabeça e cansaço?
  9. Você já travou a sua boca (aberta ou fechada)?
  10. Você tem estes sintomas acima acompanhados de zumbido?

Se você respondeu sim a uma dessas questões, provavelmente você pode estar desenvolvendo uma DTM (Disfunção Temporomandibular), agende uma consulta.

agendamento

 

Bruxismo

O que é?

Se ao acordar você estiver com dor de cabeça ou os músculos da sua mandíbula estiverem doloridos, você pode estar sofrendo de bruxismo – um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos, com mobilidade ou desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso alveolar e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas na articulação têmporo mandibular.

Saiba mais sobre Bruxismo

tratamentos_dtm_dor_orofacial_bruxismo_01
tratamentos_dtm_dor_orofacial_bruxismo_02

agendamento


Sintomas

O bruxismo é um hábito inconsciente. Algumas pessoas nem mesmo percebem que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Já para outras pessoas, só descobrem que seus dentes estão desgastados quando realizam um exame dental rotineiro.
Outros sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada pelo bruxismo.

Em muitos casos a dor de cabeça esta associada ao apertamento dos dentes. Os dentes só precisam ocluir durante a mastigação e deglutição. Se os dentes estiverem em contato em algum outro momento como por exemplo dormindo ou dirigindo, vai estar ocorrendo uma contração muscular em excesso, fazendo assim que o músculo se contraía causando dor.
Se essa contração ocorrer nos pontos gatilhos essa dor pode ser irradiada pra cabeça, pescoço e face. Faça uma avaliação seu dentista.


Tratamentos

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema (diagnóstico). Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes. Com base no grau dos danos causados à seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir.


– Placa Miorelaxante

O dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.

tratamentos_dtm_dor_orofacial_placa_miorrelaxante


– Aplicações 

É uma medicação que age reduzindo a atividade muscular. A aplicação nos músculos responsáveis pelo apertamento dental reduz a sua atividade, eliminando assim as dores de cabeça causadas pela musculatura envolvida.

agendamento
Saiba mais sobre Bruxismo