Odhos Clínica Odontológica em Curitiba

Endereço : Alameda Dom Pedro II, 790 - Curitiba
  Contato : ☏ (41) 3039-7400     (41) 98517-9354

A Ortodontia é tratamento que tem por objetivo solucionar os problemas de dentes mal posicionados ou de desarmonias faciais. Pode ser realizado em qualquer idade e normalmente trás vários benefícios ao paciente. O tratamento pode ser realizado com aparelhos fixos ou removíveis, dependendo da indicação para cada caso. A odhos é referência em ortodontia curitiba, possuindo um profissional professor na área, Especialista e Mestre em ortodontia referência na odontologia Curitiba. A Odhos possui os melhores aparelhos ortodônticos desde aparelhos metálicos, aparelhos de porcelana, aparelhos de cristal de safira, aparelhos linguais, aparelhos autoligáveis, invisalign entre outros.

agendamento

Tipos de Aparelhos:

Aparelho Lingual

Se para você o importante é o seu sorriso e não o aparelho, então o aparelho Incognito da 3M é o ideal. Este sistema é o único aparelho lingual 100% customizado e o mais avançado do mercado mundial.

Desde os anos 80 a técnica foi quase extinta pela qualidade dos materiais existente que causavam ferimentos na língua, dificuldade de dicção e longo tempo de tratamento. No entanto, uma nova tecnologia chamada Incognito começa a mudar esta realidade, nesta nova técnica os braquetes são confeccionados personalizados para os dentes de cada paciente, com isso são muito menores do que os braquetes linguais convencionais. Assim, eles não alteram a fala e reduzem o tempo de adaptação do paciente. Além disso, a tecnologia empregada na sua confecção exige poucos ajustes e o tempo de tratamento também diminui.

Saiba mais sobre Aparelho Lingual

agendamento

tratamentos_aparelho_lingual

Aparelho Cristal de Safira

O Aparelho de Cristal de Safira é o aparelho mais estético do mercado em relação aos outros aparelhos. Indicados para pacientes adultos que precisam discrição ao sorrir. São bem mais discretos do que os aparelhos fixos de metal e podem ser utilizados com arcos estéticos para ficarem ainda menos visíveis. O aparelho de cristal de safira é transparente e permite a naturalidade da cor natural dos dentes, deixando menos visível ainda para quem não gosta do sorriso com o aparelho e quer algo mais discreto.

Saiba mais sobre Aparelho Cristal de Safira

agendamento

tratamentos_ortodontia_cristal_safira

Aparelho de Porcelana

O aparelho dental de porcelana é o aparelho preferido pelos adultos! O Aparelho de porcelana permite que você seja mais livre para sorrir. Além das vantagens estéticas, é mais confortável que o metálico, possui cantos mais arredondados, evitando a irritação nos lábios e bochechas. Quando o aparelho é de qualidade superior, não aumenta o tempo do tratamento, não descola facilmente, mantem sua cor translúcida por todo tratamento.

Com a Evolução dos aparelhos estéticos e redução no tempo de tratamento, os adultos estão cada vez mais utilizando, e assim permitindo uma qualidade bucal.

Saiba mais sobre Aparelho de Porcelana

agendamento

tratamentos_ortodontia_aparelho_porcelana

Aparelho Invisalign

O Invisalign é um sistema de tratamento ortodôntico, que utiliza uma série de alinhadores sequenciais, feito através de tecnologia computadorizada em 3D.

O Aparelho Ortodôntico Invisalign é indicado tanto para correções sutis do seu sorriso quanto para tratamentos ortodônticos mais complexos. Traz excelentes resultados no tratamento de dentes apinhados (dentes tortos), ou de dentes separados.

Saiba mais sobre Aparelho Invisalign

agendamento

tratamentos_ortodontia_invisalign_02

Aparelho Autoligável

O tratamento com Damon System, tem como sua principal indicação os pacientes que tem pressa no resultado do tratamento. No aparelho convencional, o fio ortodôntico é preso através de elásticos, o que gera maior atrito entre os componentes do aparelho e portanto aumentando o tempo de tratamento ortodôntico. No Damon System a fixação do fio ortodôntico ao aparelho não necessita destes elásticos o que torna todo o funcionamento do aparelho mais dinâmico e mais ágil por não gerar atritos entre os componentes.

Outro diferencial desta técnica é o “Fio Ortodôntico” que é utilizado no Damon System, pois se trata de um fio “Termo-ativado”, onde através de uma tecnologia diferenciada, ele sofre pequenas ativações a partir da alteração da temperatura da boca.

Vantagens:

  • Aparelho 20 a 40% mais rápido, quando comparado aos tratamentos ortodônticos convencionais
  • Provoca menos dor e menos desconforto no seu uso
  • Necessita de menos visitas ao consultório, pode em alguns casos fazer ajustes de 2 em 2 meses
  • Possibilita menos extrações dentárias, onde 80% dos casos não implicam extração de dentes
  • Existe também braquetes estéticos (Damon Clear)

Saiba mais sobre Aparelho Autoligável

agendamento

tratamentos_ortodontia_aparelho_autoligavel

Aparelho Metálico


tratamentos_ortodontia_aparelho_metalico

É o tipo mais comum de aparelho. Consiste em braquetes, tubos, bandas e fios. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas e também cores mais discretas.

Saiba mais sobre Aparelho Metálico

agendamento

 

Dúvidas Frequentes:


1. O que é ortodontia?

É uma especialidade da Odontologia que visa prevenir, diagnosticar e tratar irregularidades nos dentes e na face. Ortodontista é o título que é atribuído ao dentista especialista em Ortodontia.


2. O que é tratamento ortodôntico?

É o tratamento que tem por objetivo solucionar os problemas de dentes mal posicionados ou de desarmonias faciais. Pode ser realizado em qualquer idade e normalmente trás vários benefícios ao paciente. O tratamento pode ser realizado com aparelhos fixos ou removíveis, dependendo da indicação para cada caso.


3. Qual a melhor idade para uma consulta com o Ortodontista?

Aproximadamente aos sete anos. Uma consulta nesta idade permite que o ortodontista planeje qual a melhor época de intervir nos pacientes que precisarem de tratamento. A maioria dos problemas de má posição dentária, são mais facilmente tratadas durante a fase de crescimento.


4. O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?

Dentes tortos podem facilitar o aparecimento de cáries, problemas na gengiva, perda de osso ao redor dos dentes, alterações da fala e problemas funcionais. Dentes para frente são mais sujeitos a traumas e fraturas. Dentes desalinhados podem prejudicar a auto-estima do indivíduo.


5. Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?

Sim. Desde que não haja problemas nas estruturas em volta do dente, a correção da posição dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Não há idade limite para se iniciar o tratamento. Atualmente mais da metade dos pacientes são adultos. Existem aparelhos discretos que foram especialmente desenvolvidos para o tratamento de adultos. A principal diferença entre o tratamento de adultos e crianças/adolescentes é o fato do adulto não apresentar mais crescimento ósseo, o que limita em alguns casos a correção total da má oclusão em casos de discrepância das bases ósseas. Nos adultos as discrepâncias significativas entre o tamanho da maxila e da mandíbula normalmente só são corrigidas com cirurgias ortognáticas.


6. Quais os principais tipos de aparelhos ortodônticos?

  • Aparelho removível: Indicado para tratamentos em pacientes em fase de crescimento e para contenção do tratamento ortodôntico. Tem a vantagem de poder ser removido para atividades sociais, para alimentação e para higiene bucal.
  • Aparelho fixo: Indicado para tratamento na dentição permanente. Em alguns casos pode ser utilizado também em crianças. São os aparelhos mais eficientes, funcionam 24hs por dia, dependem menos da colaboração do paciente e podem também corrigir má oclusões complexas. Existem várias gerações de aparelhos fixos, os mais modernos permitem tratamento com mais rapidez e conforto para o paciente (Damon System).
  • Aparelho fixo estético: Indicados para pacientes adultos que precisam discrição ao sorrir. São bem mais discretos do que os aparelhos fixos de metal e podem ser utilizados com arcos estéticos para ficarem ainda menos visíveis. Existem vários tipos de aparelhos fixos estéticos. Os mais simples são feitos de plástico ou de fibra de vidro e os de melhor qualidade, de porcelana ou safira, que não sofrem alteração de cor durante o tratamento.


7. Quanto tempo leva um tratamento ortodôntico?

Varia muito, depende de cada caso. Fatores como severidade do problema, tipo de crescimento da face, idade e nível de cooperação do paciente, interferem no tempo de tratamento. Tratamentos mais simples como correção de mordidas cruzadas em crianças ou pequenos movimentos dentários em adultos duram aproximadamente 6 meses. A maioria dos tratamentos com aparelho fixo em adolescentes dura aproximadamente 24 meses.

Tratamentos com aparelho fixo em casos que requerem extrações de dentes duram aproximadamente 30 meses. Após o tratamento da má oclusão (má posição dos dentes) é necessário o uso de um aparelho removível ou um dispositivo fixo para conter os resultados atingidos.

agendamento